ANSIEDADE – 10 CAUSAS E SINTOMAS MAIS COMUNS

 

DEFINIÇÃO DA ANSIEDADE

Você sabe o que é Ansiedade? Ansiedade pode ser entendida como um fenômeno que ocorre quando a pessoa se desconecta do seu momento presente, cindindo com o “aqui e agora” e se projetando mentalmente para o futuro. Esse distanciamento, cria tensão e desconforto, pois a pessoa se prende a expectativas e cenários futuros que ainda não se realizaram, antecipando possíveis desafios ou ameaças, prejudicando o contato com a realidade presente e se projetando a um futuro carregado de preocupações e receios.

CAUSAS DA ANSIEDADE

Experiencias de vida e como a pessoa se relaciona com o mundo; a falta de serotonina e dopamina para um bom funcionamento cerebral; fatores genéticos; frequente exposição ao estresse e; condições de saúde física, estão comumente associadas às causas mais comuns de quadros de Ansiedade. Como descrito a seguir:

1. Fatores Genéticos 

Estudos indicam que a Ansiedade pode ter uma predisposição genética. Pessoas com histórico familiar de Transtornos de Ansiedade têm maior probabilidade de desenvolver essas condições.

2. Ambiente e Experiências de Vida

Fatores ambientais, como traumas na infância, abuso ou situações de estresse intenso, podem contribuir para o desenvolvimento da Ansiedade. Experiências negativas moldam a forma como uma pessoa reage a desafios.

3. Desequilíbrios Químicos no Cérebro

A química cerebral é fundamental para regular o humor. Desequilíbrios em neurotransmissores, como a Serotonina e a Dopamina, estão associados a Transtornos de Ansiedade.

4. Estresse Crônico

Situações de estresse constante, como pressão no trabalho, problemas financeiros ou relacionamentos difíceis, podem desencadear ou intensificar a Ansiedade, deixando a pessoa em estado constante de alerta.

5. Condições de Saúde

Algumas doenças, como problemas cardíacos, respiratórios ou hormonais, podem estar relacionadas à Ansiedade. Além disso, o uso de substâncias como álcool e cafeína pode agravar os sintomas.

SINTOMAS COMUNS DA ANSIEDADE

Os sintomas de Ansiedade variam, porém alguns são bastante comuns, como os mencionados:

6. Preocupação Excessiva 

Muitas pessoas com Ansiedade enfrentam preocupações constantes e desproporcionais em relação ao cotidiano, sendo difícil de controlar, causando tensão.

7. Inquietação e Agitação 

Sentir-se inquieto ou incapaz de relaxar é comum. Isso pode se manifestar como dificuldade para ficar parado ou desfadigado.

8. Fadiga

A Ansiedade constante é extenuante. Muitas pessoas relatam cansaço persistente, mesmo após dormirem bem, devido ao desgaste emocional.

9. Dificuldade de Concentração

Pessoas ansiosas podem ter dificuldade para se concentrar, muitas vezes com a sensação de mente “desligada” ou “em branco”.

10. Sintomas Físicos 

A Ansiedade pode causar sintomas físicos, como palpitações, suor excessivo, tremores, dores musculares e problemas digestivos. Esses sintomas podem ser confundidos com outras condições, por isso é essencial buscar ajuda médica para um diagnóstico adequado.

IMPORTANCIA DA PSICOTERAPIA

Nós psicoterapeutas, recorremos à várias técnicas para desenvolver a atenção plena e a autoexploração do nosso paciente. Além de ajudarmos o paciente a compreender questões emocionais que o levaram a um quandro ansioso, incluimos também exercícios de respiração, visualização e percepção sensorial. Essas práticas o ajudam a ancorar-se no presente e minimizar o impacto dos pensamentos ansiosos, passando a valorizar e se conscientizar do momento atual, aceitando suas emoções, pensamentos e sensações sem julgamentos.

CONCLUSÃO

A Ansiedade é uma condição complexa, com várias causas e sintomas. Compreender suas origens e manifestações, é o primeiro passo para buscar ajuda e adotar estratégias de enfrentamento.

Ao compreender a ansiedade como algo natural e ressignificável, com base na atenção no presente e na autorregulação, o Gestalt-terapeuta propõe um caminho para que o paciente se liberte de padrões ansiosos, promovendo uma vida mais plena e autêntica.

Se você ou alguém que conhece enfrenta Ansiedade, procure o quanto antes profissionais de saúde mental, tais como um psicólogo e um psiquiatra, pois somente estes poderão conduzir o tratamento mais adequado para o caso, levando ao alívio dos sintomas e a retomada do controle de sua vida cotidiana.

 

 

 

 

Deixe um comentário